Pousada Acomodações Fotos Turismo Valores Localização Contato

Turismo


A Cidade

cidade do interior paulista famosa pelo clima da Serra da Mantiqueira, culinária caipira, artesanato e belezas naturais.

O município reserva aos seus moradores e turistas belíssimas cachoeiras que recortam vales e montanhas. Abriga também córregos, flora e fauna. Um lugar perfeito para esportes radicais.

Surgiu no auge da cafeicultura do Vale do Paraíba e por isso guarda vestígios da arquitetura colonial em grandes casarões.

Foi berço de um dos maiores escritores da literatura brasileira, José Bento Monteiro Lobato. A cidade preserva a memória do escritor tanto em seu nome como também seu maior patrimônio, o Sítio do Pica-Pau Amarelo. O município abriga o local que pertenceu ao ilustre literário e que inspirou grandes personagens como Jeca Tatu, Emília e Visconde de Sabugosa.

Monteiro Lobato é uma cidade simples e acolhedora!

O Sítio do Pica Pau Amarelo

O Sítio ganhou nome e inspiração em terras lobatenses.

Após a morte do avô, o Visconde de Tremembé, em 1911, José Bento Monteiro Lobato mudou-se com a mulher, Purezinha e os dois filhos, Marta e Edgard, para a Fazenda Buquira, que herdara do pai. No município nasceram mais dois filhos, Ruth e Guilherme.

Foi na Fazenda Buquira que o autor escreveu grandes obras como “A Velha Praga”, “Urupês” e mais tarde a fabulosa história do “Sítio do Pica Pau Amarelo”.

Monteiro Lobato descreve o Sítio do Pica Pau Amarelo como uma casa branca no fundo de um grotão, que geograficamente tem as mesmas características que o sítio do município. No fundo do casarão existe um riacho de águas cristalinas onde nadam “peixinhos de olhos arregalados” e que o autor batiza de Reino das Águas Claras, uma de suas mais famosas obras.